A primeira vez em que o campeonato carioca foi paralisado por uma epidemia – Gripe Espanhola, 1918

O final do ano de 1918 foi marcado pela gripe espanhola, uma epidemia gravíssima que chegou pelos navios atracados no porto e contaminou toda a cidade. Em apenas dois meses, 14 mil pessoas morreram na pior enfermidade que o Rio de Janeiro já enfrentou; 65% dos habitantes adoeceram. O Campeonato Carioca teve que ser paralisado de outubro até dezembro, por 56 dias, pois a população estava dizimada.

 

No dia 16 de outubro de 1918, o Bangu Atlético Clube decretou o fechamento de suas atividades até que a situação voltasse ao normal. Até mesmo o Presidente da República eleito, Rodrigues Alves, foi atingido pela epidemia e acabou falecendo. Foi um ano triste. Oito sócios do Bangu morreram de gripe espanhola, entre eles o ex-jogador Archibald French, que atuou entre 1915 e 1917.

 

O inglês, de apenas 22 anos, era um excelente atacante e havia se transferido para o Fluminense naquela temporada, vivendo seu grande momento como atleta, mas em 29 de outubro sucumbiu à epidemia, causando grande tristeza em seu pai, o ex-presidente do Bangu, William French.

 

“Aterrava a velocidade do contágio e o número de pessoas que estavam sendo acometidas. Nenhuma de nossas calamidades chegara aos pés da moléstia reinante: o terrível não era o número de casualidades – mas não haver quem fabricasse caixões, quem os levasse ao cemitério, quem abrisse covas e enterrasse os mortos. O espantoso já não era a quantidade de doentes, mas o fato de estarem quase todos doentes, a impossibilidade de ajudar, tratar, transportar comida, vender gêneros, aviar receitas, exercer, em suma, os misteres indispensáveis à vida coletiva”.

 

a-primeira-vez-que-o-campeonato-carioca-foi-paralisado-por-uma-epidemia-gripe-espanhola-1918-2

 

Archibald French[1]

 

Campeonato Carioca de 1918 (link)

 

[1] Foto: Blog Jornalheiros de Paulo Cezar Filho (link)

 

 

Carlos Molinari e torcedor e historiador do Bangu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s