A origem da música “Seremos Campeões”

Em alguns lugares do Brasil, sempre que um time disponta como candidato ao título, a torcida costuma cantar:

 

DÁ-LHE, DÁ-LHE, DÁ-LHE (NOME DO CLUBE)

Dá-lhe, Dá-lhe, Dá-lhe (nome do clube)

DÁ-LHE, DÁ-LHE, DÁ-LHE (NOME DO CLUBE)

SEREMOS CAMPEÕES!!!!!

 

Essa música é cantada há tanto tempo, de 30 a 40 anos, que sua sonoridade já foi adaptada por diversas torcidas de norte a sul do Brasil.

 

A grande pergunta é: qual é a origem dessa música?

 

A música “Seremos Campeões” foi adaptada de uma música da Guerra Civil Americana, travada de 1861 a 1865, chamada Battle Hymn of the Republic, em português, Hino de Batalha da Repúlica, escrita por Julia Ward Howe, mais precisamente da parte:

 

Glory, glory, hallelujah!

Glory, glory, hallelujah!

Glory, glory, hallelujah!

His truth is marching on.

 

Hino de Batalha da República (Battle Hymn of the Republic)

O site americano American Battlefield Trust possui um artigo com a história do Hino, que também está diretamente relacionada à outras duas músicas, “John Brown’s Body” e “Say, Brothers, Will You Meet Us?”:

 

Julia Ward Howe (1819-1910)
De todas as canções escritas durante e sobre a Guerra, talvez nenhuma seja tão fortemente identificada com a causa da União hoje quanto a música de Julia Ward Howe, “O Hino da Batalha da República”. Por mais de 138 anos, essa música tem sido um elemento importante em programas patrióticos e ainda é cantada em escolas e igrejas em todo o país.

Nos primeiros dias da guerra, a música “John Brown’s Body” era muito popular. Embora em sua encarnação original não tivesse nada a ver com o notório líder abolicionista enforcado em Harpers Ferry em 2 de dezembro de 1859, tornou-se inextricavelmente identificada com ele e adquiriu novos versos cantados por tropas federais e simpatizantes da União. A música foi emprestada de um velho hino metodista, “Say, Brothers, Will You Meet Us?” composto por William Steffe.

Em novembro de 1861, Julia Ward Howe, filha de um banqueiro abastado da cidade de Nova York, estava em turnê nos acampamentos do exército da União perto de Washington, DC, com o reverendo James Freeman Clarke e seu marido, o Dr. Samuel Gridley Howe, que era um membro da Comissão Sanitária Militar do Presidente Lincoln e um fervoroso abolicionista. Durante a visita ao acampamento, o grupo começou a cantar algumas das canções de guerra populares na época, entre elas “John Brown’s Body”. Em um daqueles raros lampejos de inspiração que deixam sua marca na história de uma nação, o Reverendo Clarke foi levado a sugerir que a Sra. Howe escrevesse uma nova letra para a melodia familiar. Ela respondeu que já havia pensado em fazer exatamente isso.

Na manhã seguinte, como a sra. Howe mais tarde descreveu, ela “acordou … no cinza do amanhecer e, para meu espanto, descobriu que as linhas desejadas estavam se organizando em meu cérebro. Fiquei imóvel até que o último verso tivesse se completado em meus pensamentos, então precipitamente surgiu, dizendo para mim mesmo: ‘Eu vou perder isso se eu não escrevê-lo imediatamente.'”

A letra da Sra. Howe apareceu pela primeira vez na primeira página do Atlantic Monthly em fevereiro de 1862. O editor James T. Fields, que lhe pagou US$ 5 pela letra, é creditado por ter dado à música o nome pelo qual ela é conhecida hoje.

Depois da guerra, a Sra. Howe foi ativa no movimento de sufrágio feminino. Em 1868, fundou o New England Women’s Club e foi uma das fundadoras da New England Women’s Suffrage Association. Ela era muito requisitada como palestrante. Embora continuasse escrevendo, nada do que ela produziu conseguiu a popularidade de “O Hino da Batalha da República”. Ela morreu em 17 de outubro de 1910, aos 91 anos de idade.

 

historiadores-dos-esportes-a-origem-da-musica-seremos-campeoes

Julia Ward Howe

 

A adaptação cantada no Brasil

Antes de escrever este artigo, tentei descobrir a torcida que adaptou o Hino de Batalha da República e o ano em que isso aconteceu. Infelizmente, não consegui obter essas duas informações. Acredito que tenha sido em algum momento durante a década de 1980. Um amigo, João Cláudio Botshauser, me alertou que, pelo fato dessa música ser tão arragaida, mais de uma torcida pode pensar que a criou.

Mesmo que eu não tenha conseguido descobrir a torcida que criou a música “Seremos Campeões” a partir do Hino de Batalha da República, a ligação entre as duas está registrada.

 

Hino de Batalha da República (Battle Hymn of the Republic) escrito por Julia Ward Howe e performado pela The United States Army Field Band.

 

John Brown’s Body.

 

“Say, Brothers, Will You Meet Us?” composto por William Steffe.

 

Fonte: American Battlefield Trust, Civil War Music: the Battle Hymn of the Republic, consultado no dia 05/03/2019. (link)

 

 

Agradecimentos: Alexandre Berwanger, Carlos Molinari, José Resende, João Cláudio Boltshauser, Paulo César Filho e Valterson Botelho.

 

 

Jorge Priori torce para o Fluminense e gosta muito de história.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s