A história da Portuguesa de Desportos no campeonato paulista da segunda divisão (A2)

Torcida rubro-verde, e demais simpatizantes deste clube quase centenário, no próximo dia 17 o time iniciará a sua trajetória no Campeonato Paulista A2, com a esperança de todos de que esta seja a última vez que a nau Lusa navegue pelos estes mares secundários do futebol paulista. Será a quinta participação da Lusa neste torneio, sendo que a Portuguesa conquistou dois títulos, em 2007 e 2013.

Nesta competição o time do Canindé disputou 92 partidas, venceu 47, empatou 20 e foi derrotada em 25 oportunidades. O público total foi de 182.331, o que dá uma média de aproximadamente 1.982 pessoas por jogo. A maior goleada lusa ocorreu em 2007 frente ao Nacional da Comendador Souza pelo score de 5 X 2. A maior derrota se deu em 2013 quando o Comercial de Ribeirão Preto venceu o conjunto luso por 0 X 7 em uma partida atípica. O primeiro jogo da Portuguesa neste Campeonato ocorreu em janeiro de 2007, na oportunidade venceu o Bugre campineiro por 3 X 1. O último embate ocorreu em abril de 2017 quando o time rubro-verde foi vencido pela equipe do XV de Piracicaba por 1 X 2 no interior de São Paulo O adversário mais frequente na A2 é o Guarani, estas duas equipes já se enfrentaram em 5 oportunidades.

O time luso marcou 133 tentos e sua defesa sofreu 98 gols. O principal artilheiro luso é Diego Viana (2012/2013) com 10 gols marcados. O jogador que mais vezes vestiu o glorioso manto rubro-verde nesta Competição foi Ferdinando: 35 partidas.

O primeiro embate por este torneio será contra o forte time de Batatais, uma verdadeira batata quente que a Portuguesa terá que descascar logo de inicio deste campeonato. O retrospecto deste confronto não é favorável ao clube do Canindé. Já foram disputadas 7 pelejas, sendo que a lusa venceu 2, empatou 1 e perdeu os outros quatro jogos. Marcou 9 gols e sofreu 10. O histórico deste duelo começou a ser escrito no longínquo ano de 1934 quando em uma partida amistosa realizada na cidade de Batatais a Portuguesa perdeu por 1 X 2. Já o último encontro se deu no Campeonato do ano passado quando a equipe interiorana sobrepujou o conjunto rubro-verde por 0 X 1 também jogando em seu fortim. A última vez que a Lusa venceu o Batatais foi em 1959 quando jogando no estádio Ilha da Madeira venceu a equipe interiorana por 3 X 0. Já se vão quase 59 anos de tabu, é bem verdade que depois desta data estas duas equipes só se enfrentaram mais três vezes (com três vitórias do Batatais), mas é um retrospecto negativo a ser vencido pela Portuguesa. Já os artilheiros lusos neste confronto são Nininho e Ocimar com dois gols cada. O fato curioso é que será a primeira vez que estas equipes irão se enfrentar no sempre simpático estádio do Canindé.

Por fim, o jogo, como já dito, será realizado no dia 17 do corrente mês, em pelejas disputadas neste dia, ao longo de quase cem anos de história, a Portuguesa costuma sair-se bem, jogou 15 vezes, venceu 8 partidas, empatou 3 e perdeu só 4 jogos. É o que tínhamos…

Um forte abraço rubro-verde a todos.

 

historiadores-dos-esportes-a-historia-da-portuguesa-de-desportos-no-campeonato-paulista-da-segunda-divisao-a2-2007
Portuguesa, Campeã Paulista A2 de 2007
historiadores-dos-esportes-a-historia-da-portuguesa-de-desportos-no-campeonato-paulista-da-segunda-divisao-a2-2013
Portuguesa, Campeã Paulista A2 de 2013

 

 

Sérgio Luiz Henriques é torcedor da Portuguesa e responsável pelo Instituto Rubro-Verde de Estatísticas do Museu Histórico da Portuguesa de Desportos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s